Escolha uma Página

A Faculdade Getúlio Vargas (FGV) liberou o seu relatório sobre o ICI – Índice de Confiança da Indústria – que, de certa forma, condiz com as informações que temos recebido de outras fontes como o CNI e demonstram bons indicadores para o fim deste trimestre de 2020.

Índices mostram que o nível de confiança dos empresários nos negócios já está em valores percentuais um pouco acima dos mesmos valores do ano passado, o mês de outubro está com uma pontuação 16,4 pontos maior que a do ano passado e 4,5 pontos acima do mês de Setembro. Ou seja, o país apresenta um nível de confiança parecido com aquele pré-pandemia.

O setor no geral se mostra otimista com os resultados no curto prazo – os próximos três meses. Há o índice de situação atual, o ISA, que também subiu acumulando 113,7 pontos e é o maior valor desde 2010.

Já falamos aqui, no último artigo sobre os desafios que o empresariado ainda deve enfrentar no próximo ano, e a economista da FGV-IBRE Renata de Mello Franco adicionou mais um fator que requer atenção: “A sondagem de outubro mostra que o setor industrial está mais satisfeito com a situação atual e otimista que esse resultado será mantido nos próximos três meses. Chama a atenção, contudo, o retorno do NUCI a um nível próximo da média anterior à pandemia e o percentual de empresas indicando estoques insuficientes, o maior valor desde o início da série. Entre as categorias de uso, os Bens Intermediários merecem destaque por alcançarem o maior nível de confiança do setor, influenciado principalmente pela melhora dos indicadores de situação atual. Entretanto, a demora na recuperação do indicador de tendência dos negócios sinaliza uma certa preocupação dos empresários sobre a sustentação desse nível de otimismo por um período maior considerando o fim dos programas de auxílio emergencial.

Para acessar o estudo completo da FGV, acesse este link.

Nossa equipe está preparada para ouvir a sua necessidade e te dizer como podemos resolvê-la. Preencha o formulário e responderemos suas dúvidas.