Consequências do COVID-19, a quarentena e uso maciço de infraestrutura digital para todos os serviços – do entretenimento até complexas transações financeiras – colocou pressão a mais nos tomadores de decisão das empresas. Os consumidores finais estão mudando seus hábitos e, consequentemente, a forma com que as empresas lidam com isso, conforme apontou estudo da McKinsey e da Ampfy para o Brasil, feito em abril de 2020.
Junto com a mudança nos hábitos de consumo, a incerteza foi um dos fatores humanos que mais prejudicou as decisões em todos os setores da economia (de acordo com a universidade de Cornell em estudo de 2011), fosse por falta de investimento em tecnologias nas empresas ou mesmo a crise de fluxo de caixa que se espera a partir do segundo semestre de 2020.
O que essas mudanças trouxeram? Uma corrida para estabelecimento de plataformas em ambiente seguro, e manter o fluxo de informações estratégicas funcional e eficiente para acompanhar todos os estágios da crise gerada pelo COVID-19.
Mudanças diárias nas informações estratégicas se multiplicaram: muito retrabalho. Segundo o estudo da McKinsey, o volume de informações e a velocidade com que elas chegam está muito acima do ritmo de abril de 2019 – o COVID-19 foi chamado no estudo por um outro termo: “Acelerador de Futuros”.
Os tomadores de decisão da indústria devem se perguntar: estamos preparados para lidar com essa quantidade de informação, de diversos ambientes e localidades? O que eu posso fazer para agrupar toda essa informação? E se essa informação muda três ou quatro vezes por dia?
Há um aumento considerável na busca por soluções de GED e ECM no momento. A coleta de informação originada de todos os pontos e formatos da empresa (digitais ou físicos), sua digitalização, guarda e disponibilidade dentro de um ambiente seguro aos seus usuários é uma vantagem competitiva. De acordo com estudo da Hyland, somente 20% das grandes empresas já terão suas informações operadas em soluções ECM até 2022.
Entregar informação padronizada e integrá-la a sistemas de Business Intelligence e A.I. para que os processos decisórios sejam facilitados, independentemente da quantidade de incertezas e mudanças encontradas diariamente pode ajudar bastante a tomada de decisões na sua empresa. Pense nisso!